fbpx

Terpenos

Terpenos são compostos químicos produzidos por uma ampla variedade de plantas, inclusive a cannabis. Basicamente são óleos aromáticos produzidos junto ao CBD, THC e outros canabinoides. Cada variedade de cannabis possui uma composição única de terpenos, afetando tanto o aroma como o sabor.

A característica mais fascinante dos terpenos é sua capacidade de interagir sinergicamente com os canabinoides e contribuir para seus efeitos no organismo, criando o efeito comitiva, que potencializa os benefícios terapêuticos dos componentes individuais da cannabis. No corpo humano, os terpenos se conectam com neurotransmissores como a dopamina, a molécula da motivação, ou a serotonina, que regula o sono e o humor, por exemplo. Eles também controlam o fluxo de THC no cérebro.

Os terpenos apresentam uma ampla gama de propriedades medicinais que possuem benefícios terapêuticos que, aliados a outros compostos como o CBD e THC, geram efeitos interessantes, tanto medicinais como recreativos.

.

Abaixo alguns dos Terpenos mais comuns encontrados na cannabis:
 

Limoneno

Com aroma cítrico o limoneno ganhou atenção médica por suas propriedades anticancerígenas. Suas propriedades podem ser utilizadas potencialmente como: antifúngico, antidepressivo, anticancerígeno, antimicrobiano, digestivo, estimulante sexual, estimulante do sistema imunológico e do humor.

.

Mirceno

É o terpeno mais prevalente em inúmeras variedades da cannabis. Sua concentração é o que faz uma espécie ter efeito sativa ou índica. Acredita-se que o mirceno trabalhe em conjunto com o THC, aumentando seus efeitos psicoativos. Diferentes tipos de cannabis que contém mirceno possuem um aroma almiscarado, de cravo, terroso e às vezes tropical ou cítrico. Suas possíveis propriedades medicinais são: anticancerígena, analgésica, antidiabética, combate à insônia, anti-inflamatória, antibacteriana, antipsicótica, sedativa, antisséptica, relaxante muscular, entre outras.

.

Linalol

Com um aroma cítrico, floral, doce e de lavanda, este terpeno têm efeitos tranquilizantes e pode ajudar aqueles com psicose. Pode ter os seguintes efeitos medicinais: antipsicótico, anti-inflamatório, antidepressivo, anticonvulsivo, sedativo, ansiolítico, antiepiléptico, alívio de queimaduras e da acne, entre outros.

.

.

Borneol

É o terpeno que tem um aroma de cânfora e menta, e tem sido usado na medicina chinesa há milênios. Foram descritas as seguintes propriedades: antisséptica, analgésica, aliviante do estresse e da fadiga, broncodilatadora e auxiliadora do sono.

Centro de referência em cannabis medicinal no Brasil.

Perguntas Frequentes

Inscreva-se na nossa Newsletter!